quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Expectativas

As expectativas que temos quanto a disciplina de Tecnologias Aplicadas à Educação Matemática I é extensa, e já estamos experimentando pouco a pouco do que são e como podem ser usados os recursos para o ensino da Matemática.
Já fomos instigados a refletir sobre as tecnologias que hoje estão disponíveis e que se atualizam constantemente, e junto com os colegas de turma também participantes da disciplina, estamos compartilhando ideias que vão desde o currículo escolar quanto ao conteúdo e método, até o planejamento de aulas didáticas.
No primeiro momento que ouvi falar da disciplina, pensei que fosse diretamente ligada à tecnologias digitais, e sim, tivemos contato, esperamos conhecer mais ainda até o final do semestre. O que acontece é que tudo tem sido bem mais significativo com as discussões que circundam o perfil do profissional educador diante dos recursos que têm aumentado, e que surgem até a questão de que o professor seria substituído por certos meios autônomos de aprendizagem. A disciplina nos deixa com a expectativa de afirmarmos para nós mesmo enquanto licenciando que o conhecimento se constrói sim facilmente com novos recursos que trazem praticidade, mas o habitual e primitivo é essencial e o professor como intermediador do processo de construção do conhecimento é fundamental também.
Que venham as tecnologias, elas não nos assustarão depois que passamos por essa disciplina, mas sim serão nossas armas secretas para sermos inspiradores para nossos futuros alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário